sexta-feira, 29 de junho de 2007

Balanço positivo a todos os níveis

O Team CRN/Motofundador terminou a sua participação no Campeonato Nacional de Enduro há dias, sendo esta época a maior formação presente com um piloto em cada Categoria.
Com a época nacional terminada impõem-se fazer um balanço que Tozé Martins, director da equipa vimaranense, não hesita em afirmar que é: “Positivo a todos os níveis, no qual só não conseguimos melhor pelo facto de uma estrutura como a nossa precisar de mais tempo para atingir o ponto de maturação certa. Estou convencido que no próximo ano o alcançaremos”, começa por adiantar, prosseguindo: “Foi um ano cheio de emoções, entre alegrias e momentos menos bons, de boa harmonia, de muitos esforços por todos os envolvidos, desde os pilotos, departamento técnico, preparação técnica e mecânica, logística e direcção da equipa. Nesta altura, não posso deixar de agradecer a todos os patrocinadores: YAMAHA MOTOR PORTUGAL, BANCO CETELEM, POLISPORT, HALCON Viagens, POCARGIL, REGISBRAGA, HJC-HELMET. Em particular e em concreto também aos dois maiores: MOTOFUNDADOR e CRN-Jeans pelo esforço dispendido”.
Como já se disse, esta foi a maior equipa presente no Campeonato Nacional e por isso não foi fácil coordenar tudo: “Foi trabalho acrescido! Obrigou a uma logística enorme, como devem calcular, dirigir uma equipa com dois pilotos seria bem mais fácil e menos custoso do que com seis. Cada um deles é especial à sua maneira, (embora todos diferentes) e satisfazer todas as suas necessidades e vontades enquanto pilotos não é tarefa fácil. Mas com humildade, empenho e dedicação entre ambas as partes conseguimos atingir esse objectivo”, esclarece também Tozé Martins.
Como se advinha facilmente, colocar a correr seis pilotos em simultâneo obriga a um orçamento elevado, sobretudo numa formação onde se quer proporcionar as melhores condições como foi o caso. No entanto, os apoios não foram o desejado: “Ficam sempre aquém do esperado. Cobriram somente uma parte do orçamento inicial. Sabemos que a vontade dos patrocinadores é muita, mas como sabem a crise financeira afecta todos e como tal o orçamento inicial foi largamente ultrapassado. Também pesou o facto de termos optado por disputar o Campeonato do Mundo, só possível pelo tremendo esforço financeiro efectuado pela CRN-Jeans e MOTOFUNDADOR”.
Mas falemos agora de resultados desportivos. Neste capítulo Tozé Martins, considera que: “São razoáveis. Não escondo que sonhei com mais, mas também constatei no terreno, ou seja nas provas, que não basta só treinar e ter os melhores acessórios disponíveis para as motos. Existe o factor sorte que é muito importante e nós não a tivemos, principalmente o piloto Pedro Enes na classe Elite 1”.
Apesar da época portuguesa em termos de Enduro estar terminada, a actividade do Team CRN / Motofundador não se fica por aqui este ano: “Vamos ter ainda o piloto Pedro Enes nas duas ultimas provas do Campeonato do Mundo de Enduro, a disputar na Eslováquia e França. Para além disso vai ainda participar no restante Campeonato Espanhol e algumas provas de Supercross. Os restantes cinco pilotos entram em época de defeso, recuperando e preparando-se para a próxima temporada”.
Quando ao futuro, Tozé Martins ainda não quer adiantar muito: “Os projectos ainda estão a ser estudados, e como tal, para já, é prematuro revelar. Na altura certa comunicaremos”.

Sem comentários: